Prosa, poesia, conexões quânticas, dicas de redação e de leitura, comentários, reflexões… Palavras em infinito movimento!

Perfil

Ana Setti Rosa - Perfil 1

Astronauta? Andava mesmo com a cabeça na Lua! Agrônoma? Admirava muito meu pai e seu ofício! Mas, quando me decidi pela carreira que pretendia seguir, acabou prevalecendo um único critério, definido pela paixão que ardia em mim desde pequena: a escrita. “Qual profissão vai me permitir escrever muito?” E fui ser jornalista na vida.

Estreei em jornalismo na área da comunicação corporativa, atuando como gestora de comunicação interna em empresas como Eucatex e Mappin, ao longo dos anos 1970 e 1980, e como prestadora de serviços de comunicação para Danone e Johnson & Johnson, entre outras corporações, até o fim dos 1990, sempre escrevendo muito: de comunicados e manuais internos a jornais e revistas direcionados a públicos segmentados.

“Tive o prazer de trabalhar com Ana Margarida na Eucatex; na época, ela era gestora de comunicação do grupo: profissional brilhante na competência comunicação empresarial, forte no relacionamento interpessoal, gentil com todos que a rodeavam. Minha eterna mestre na área de comunicação corporativa.”

Depoimento para o Linkedin de Shirley Camargo Tonon, sócia-diretora na SHICATON Soluções Organizacionais & Pessoas em São Paulo, SP

Nesse meio tempo, um sonho, até então emaranhado nas profundezas, veio à tona: “Queria tanto escrever um livro…” – dizia, suspirando.  “E por que não escreve?” – respondia, então, com bonomia, o querido companheiro daquele trecho de jornada. Tão simples e tão difícil, pelas inseguranças e medos que costumam cercar os sonhos! Enfim, consegui pôr no papel a história que, naquele momento, povoava minha mente. Mas precisei ouvir a opinião de amigos e familiares antes de ter coragem de mandar os originais para avaliação de algumas editoras. Uma delas, a Moderna, interessou-se pelo que eu contava e decidiu publicar o livro, que veio ao mundo, naquele glorioso ano de 1995, com o nome de O Poder das Sombras.

 “Se vives entre mistérios, magia e sombras, mergulha nos teus sonhos e busca neles a chave para o enigma da vida.”

Epígrafe do livro com frase do alquimista Antoine Lemort (1823 – 1893), um dos personagens centrais de “O Poder das Sombras”

Um novo começo

Nasci em São Paulo e nessa fascinante metrópole constituí família e fiz carreira; contudo, seguindo as voltas que a vida dá, sendo os problemas de saúde da minha filha, relacionados à poluição da capital paulistana, o principal deles, precisei arrancar minhas raízes daquele solo gentil e recomeçar o cultivo de mim mesma em outro ponto geográfico. Assim, o primeiro ano do novo século me encontrou em Londrina, no Paraná.

Logo de início, na cidade que começava a se revelar para mim, retomei a atividade que havia desenvolvido na capital paulista nos últimos anos dos 1990: ensinar redação. Havia um propósito de grande alcance nessa iniciativa e só agora, olhando para trás, me dou conta disso.

Já naquela época, como descobri, acreditava ser fundamental que as pessoas se familiarizassem com técnicas e métodos criativos para conquistar desenvoltura na expressão por escrito de suas ideias, pois junto disso, tinha certeza, viriam o gosto de pensar de forma autônoma e crítica e o hábito prazeroso da leitura, que, como se sabe, abre inúmeras portas para o vasto e necessário conhecimento de mundo.

Meus alunos amaram fazer essa jornada, superar seus limites, ganhar confiança em suas próprias ideias, descobrir seu potencial criativo; enfim, expressar-se plenamente, sem medo de escrever! Desde então, nunca mais deixei de ensinar redação: cursos, aulas particulares, mentoria, jornal, blog, livro…

“À mestra que abriu nossas mentes para descobrirmos o quanto somos capazes. Abraços com muito carinho e o nosso muito obrigado.”

Mensagem de despedida dos alunos da turma de agosto de 1999 / curso ministrado no Sindicato dos Bancários de São Paulo

“À Ana Margarida, nossa admiração, respeito e carinho. O abraço de seus amigos que, agora, já vivem ‘sem medo de escrever’.”

Mensagem de despedida dos alunos da turma de janeiro de 2002 / curso ministrado no SESC Londrina

 “Anos atrás, fiz aulas de produção de texto com a jornalista Ana Setti. Naquele momento, surpreendi-me com o seu método lúdico e simples e seu estilo tão acolhedor. Nossos encontros se estenderam por um período maior porque descobri a paixão pela escrita. A forma como minha mentora conduziu as aulas levou-me para algo muito além do meu propósito inicial. Acredito que a escrita seja um talento a ser desenvolvido. Por essa razão, recomendo essa profissional de primeira grandeza!”

Recomendação para o Linkedin, postada em 2020 por Cristina Consalter, Psicóloga organizacional, Mentora de carreira e de liderança em Londrina, Paraná

Mas seguindo o fluir da vida, em mais uma dessas ondas nas quais navegamos prazerosamente, aqui tive a oportunidade de trabalhar na atividade que é a essência mesma do jornalismo: o jornal diário. Na Folha de Londrina, fui repórter e editora, escrevendo muito no decorrer da primeira década dos anos 2000. Foi tempo também de publicar, durante dois anos, um guia de programação cultural e de eventos de Londrina e região, o Guia Cult, de muito sucesso, e de coordenar a equipe de jornalistas de um portal de notícias local.

E um começar novamente

Contudo, espelhando com mais nitidez minha natureza propensa à ação independente, ao livre pensar e ao caos criativo, cheguei em voo solo à segunda década do século XXI. Da produção de textos institucionais, publicitários, editoriais etc. à revisão de textos empresariais, teses acadêmicas, artigos e livros; do desenvolvimento de conteúdo para sites e portais às aulas de redação para jovens e adultos às voltas com os desafios de vestibulares e concursos, e para profissionais das mais diversas áreas interessados em aprimorar seus textos corporativos e escrever artigos e livros, produzi, como prestadora de serviços autônoma, de tudo um pouco, em um trabalho sempre paciente e amorosamente alinhavado com a linha mestra da escrita.

Eis, então, que ocorreu o fatídico, o inominável, o inigualável ano de 2020, com um vírus que virou pandemia que virou quarentena que virou confinamento que deixou, enfim, todo o mundo perplexo. Enquanto vivíamos essa realidade surreal, muitos de nós fizemos um retiro introspectivo. Com tudo à nossa volta parado, montamos um balanço dos dias vividos, das tolas e mesquinhas preocupações acumuladas, das vãs ilusões por fim fragmentadas, dos ressentimentos diluídos na insubstância das horas, da ira fumegando em direção ao ocaso de si mesma… Nada perdido, tudo modificado; tivemos de nos transformar. Descobri, dessa forma, o caminho a seguir dali para a frente: lançar raízes não mais em espaços amplos, externos, mas nas profundezas de mim mesma e, desse novo cultivo, fazer brotar lindas flores no mundo, vergando, assim, os galhos da mentoria e da literatura. Desde esse tempo, é isso o que faço.

Chuva sobre campo de flores 1

Mentoria

é como a chuva

que faz a sua parte

– estimula a semente

a se abrir e a florescer –

e, depois, simplesmente

escorre em direção

à amplitude e à profundidade

das águas.

Rios 2

Mentoria de Redação

Por meio de orientação personalizada, levando em conta as dificuldades e demandas particulares na escrita de cada mentorado, contribuo para a formação de novos autores.

Ana Setti Rosa mudou minha forma de escrever!

Sem Medo de Escrever é excelente opção para quem deseja se iniciar no mundo dos livros. Os conteúdos são concisos, de qualidade e simples de aplicar. Recomendo!

Avaliação do livro Sem Medo de Escrever, postada em 2020 na Amazon por Amad Bucar, mentor de executivos e formador de novos mentores, e de quem também fui mentora de redação

Literatura

Por meio dos livros, contribuo para que as pessoas façam, de forma ampla e prazerosa, diferentes leituras do mundo. A formação fica, assim, por conta dos próprios leitores.

Conheça meus últimos lançamentos:

Sem Medo de Escrever

O passo a passo para vencer travas e medos que dificultam a expressão das ideias por escrito.

Para saber mais e comprar, siga os links:

Versão e-book

Versão impressa

Assassinato Consentido

Um romance policial de leitura envolvente e agradável que vai entreter você.

Para saber mais e comprar, siga o link:

Versão e-book

Visite também minha página de autora na Amazon!

 

 

Comentários em: "Perfil" (8)

  1. Bruno Leone disse:

    Parabens
    Fiquei muito feliz com tudo que vi,mesmo rapidamente
    Vou ler com calma
    Otimo texto sobre os anos!!!!
    Sentimento! e Sentimento!
    Beijos
    Bruno

  2. Ana Lívia disse:

    Estou muito interessada!!! Logo menos entrarei em contato. Boas festas!!!

  3. Parabéns pelo belíssimo trabalho, inspirador e singular. Utilizarei as ideias para os meus textos.

    • Ana Setti disse:

      Olá, Leonardo, grata pela visita e pelos comentários. É sempre bom conhecer e trocar ideias com quem, como eu, gosta da escrita!
      Abs,
      Ana

  4. vanusa disse:

    Amei seu site!Me ajudou bastante!Abraços!

    • Ana Setti disse:

      Olá, Vanusa, fiquei feliz com sua visita e pelo fato de o conteúdo tê-la ajudado! Volte sempre…
      Abs,
      Ana

  5. Simone( instagram: critica_das_celebridades ) disse:

    Olá,
    Acabei de encontrar uma pérola! Que blog fantástico.Eu uma simples dona de casa, que um dia sonhou em ser jornalista. Na busca de informações, para aprimorar minha página do Instagram, te encontrei.
    Já sou fã e leitora assídua dos teus textos!
    Nunca é tarde para buscar conhecimento, né?
    Um abraço!

    • Olá, Simone! Fiquei feliz com sua visita e seus comentários. Espero que volte sempre e que possamos conversar mais. É um prazer trocar ideias com quem curte, como eu, este “infinito de palavras”, que permite expressar nossas ideias no mundo… Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: