Antes de passar seu texto a limpo, é importante revisar o rascunho. Isso significa dar uma avaliada crítica no texto para identificar eventuais erros de grafia, acentuação, concordância, pontuação etc.; imprecisões do vocabulário; repetições de palavras ou de expressões etc.
Vale também verificar a lógica, a consistência e a coerência do texto, observando se sua discussão sobre o tema ficou clara, objetiva e compreensível.
Se você quer a melhor nota para a sua redação, não deixe de fazer o checklist da revisão:
Conteúdo
- Lógica – meu texto apresenta um começo, um meio e um fim facilmente identificáveis e compreensíveis?
- Coerência – meu texto apresenta o tema usando uma sequência harmoniosa de frases, períodos e parágrafos, que se integram no desenvolvimento de um raciocínio com sentido completo?
- Consistência – meu texto traz um ponto de vista bem definido sobre o tema? / os argumentos que usei dão sustentação lógica a esse ponto de vista? / a proposta de intervenção que fiz apresenta a ação; o agente social capaz de executá-la; o meio pelo qual a ação pode ser executada, e os resultados pretendidos com a ação sugerida?
- Precisão – meu texto usa palavras adequadas às ideias desenvolvidas?
Forma
- Correção gramatical – as palavras que usei estão grafadas corretamente? / as frases estão adequadamente construídas? / há algum problema de concordância nominal ou verbal? / há palavras repetidas?
- Pontuação – há algum descompasso entre pausas para respiração, ênfase, entonação e os sinais de pontuação utilizados?
- Objetividade – consegui ir do ponto de partida (introdução) ao ponto de chegada (conclusão) do meu texto sem dispersões, rodeios ou detalhes irrelevantes?
- Clareza – utilizei frases de construção simples e direta, com começo, meio e fim, ou seja, com informações completas?
Leia também:
- Sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo
- Sobre o atual Acordo Ortográfico
- Sobre pontuação (geral) e colocação de vírgulas (específico)
- Sobre consistência e coerência
Deixe um comentário