1) O QUE É CRIATIVIDADE?
2) TODOS NÓS TEMOS?
3) POR QUE MUITAS PESSOAS ACREDITAM
QUE NÃO SÃO CRIATIVAS?
Vamos tentar descobrir as respostas a essas instigantes questões,
refletindo juntos a respeito de algumas ideiazinhas muito interessantes,
como as que vêm a seguir:
“Livre pensar é só pensar.”
Millôr
Essa frase vai fundo em um dos mais destacados pressupostos da criatividade: todos podemos pensar livremente. Nenhuma situação – política, social, familiar, empresarial etc. -, por mais restritiva que seja, nos impede de exercer o mais soberano dos direitos, o de pensar. Sejamos diplomáticos, quando a realidade assim o exigir, mas jamais deixemos de respeitar a liberdade de pensar de outra forma, que não a mais conveniente no momento, e de confiar no que pensamos.
Se nos limitarmos ao pensamento comum (aquele que é considerado apropriado, adequado, politicamente correto, socialmente aceito etc.), dificilmente abriremos espaço para o florescimento de nossa criatividade.
“Criatividade é como barba.
Você só a terá se deixá-la crescer.”
Roberto Menna Barreto
O livre pensar abre espaço para que a criatividade floresça, naturalmente.
“Ser criativo é muito gostoso. O pensamento criativo
pode ser encarado como o sexo de nossa vida mental.”
Roger von Oech
Quando a criatividade floresce, o prazer é todo nosso, pois nossos neurônios deleitam-se com uma boa profusão de ideias!
“Nada é mais perigoso do que uma ideia,
quando ela é a única que você tem.”
Emile Chartier
Se a criatividade não floresce, contudo, corremos o sério risco de ficar só com uma ideia, com uma perspectiva, uma única forma de entender a realidade e essa prática limitada, na melhor das hipóteses, nos fará estagnar, caminhar sempre na mesma trilha, obter sempre os mesmos resultados.
Na pior das hipóteses, dará fundamento ao radicalismo, à intransigência, ao fanatismo, que se baseiam em verdades únicas para enquadrar, restringir, limitar, as infinitas verdades do mundo.
“A criatividade não é uma qualidade de que estão
particularmente dotados os artistas e outros indivíduos,
mas sim uma atitude de cada pessoa.”
E. Fromm
A criatividade não está fora de nós, aguardando uma chamada para se apresentar. Está em nós e é nossa responsabilidade abrir espaço para cultivá-la, estimulando-a a crescer.
“Liberdade significa responsabilidade.
É por isso que tanta gente tem medo dela.”
G.B. Shaw
“Criatividade é o encontro do homem
intensamente consciente com o seu mundo.”
R. May
“Criatividade é o processo
de transformação pessoal do meio.”
S. de la Torre
Ser criativo, portanto, é estar aberto para o viver, sem restrições no pensar e no sentir e com confiança no que se pensa e sente. Abrindo espaço para a criatividade, podemos ser e nos expressar mais plenamente. Atuando de forma criativa, contribuímos, consciente e alegremente, para a transformação do mundo em que vivemos.
A criatividade está em nós,
mas, às vezes, não a encontramos.
Estará perdida?
A criatividade parece perdida quando a imaginamos fora de alcance, à disposição apenas dos gênios. A realidade demonstra que não é assim. Todos somos criativos. Então, se a criatividade está em nós, mas anda perdida, como encontrá-la?
“Assim que você pensar que sabe como são realmente as coisas,
descubra outra maneira de olhar para elas.”
Robin Willians
O livre pensar abre espaço mental para muitas ideias. E uma ideia levará a outra, que levará a outra, que levará a… É o que ocorre quando nos dispomos a refletir sobre um assunto, conhecido ou não, sob diferentes perspectivas.
“Nunca saberás o bastante, enquanto não souberes
o que é mais que bastante.
W. Blake
A criatividade também pressupõe que nunca se sabe o suficiente sobre um assunto, mesmo que sejamos especialistas na área. Aceitar isso como um fato é a melhor forma de se abrir para novas descobertas.
“Tome-se outra vereda, e pronto.”
Cervantes
Muitas vezes, a criatividade se perde porque insistimos em seguir um mesmo e único caminho. Há tantos caminhos, vias, trilhas, atalhos, autoestradas, estradas secundárias… Fica até parecendo teimosia – “É ansim, ansim é!”, dizia e repetia uma velha tia – não permitir às nossas ideias passearem por outras veredas.
“Algo só é impossível até que alguém duvida
e acaba provando o contrário.”
Einstein
Muitas vezes, a limitação do que é possível está em nossa cabeça. Basta duvidar, no entanto, da aparente impossibilidade, para que alguma ideia “maluca” apareça e nos dê uma pista para chegar àquela, considerada até então, inviável solução.
“Quem se senta no fundo do poço para contemplar o céu,
há de achá-lo pequeno.”
Han-Yu
QUAL É A SUA PERSPECTIVA?
Todos somos criativos. Somos criativos, mesmo sem saber. Quando sabemos, então, fica mais fácil.Aí, depende exclusivamente de nós dar a esse veio de ouro, finalmente encontrado, o tratamento que merece, para dele obter uma riqueza, capaz de nos sustentar por toda a vida!
Quer conquistar desenvoltura e segurança para escrever?
Despertar sua criatividade adormecida?
Faça um curso comigo! Saiba mais aqui.
Deixe um comentário