Temos uma ideia e sabemos COMO expressá-la por escrito, com lógica, coerência e fluência. O que precisamos saber agora?
Que palavras utilizar, para expressar a ideia com clareza, precisão e correção, de forma que nossa mensagem seja facilmente compreendida pelo público ao qual se destina.
Estamos falando de:
VOCABULÁRIO ADEQUADO
e
CORREÇÃO GRAMATICAL
Como ter bom vocabulário e escrever corretamente?
Boa base escolar, estímulo familiar e social, ambiente cultural favorável são algumas das circunstâncias que cooperam para a formação de um bom e variado vocabulário e ajudam a escrever de forma correta.
Mas a mais importante base ou o mais essencial dos estímulos para se conquistar um bom vocabulário e uma escrita correta não dependem exclusivamente de circunstâncias favoráveis como as acima descritas.
Dependem só de seu interesse em alcançar esse objetivo. Isso porque existe um meio fácil, agradável, prazeroso e divertido de chegar lá e, melhor, que está SEMPRE à nossa disposição!
Que meio é esse?
a LEITURA
Seguem 12 argumentos que vão tentar convencê-lo sobre a importância da leitura, especialmente para quem quer escrever com conteúdo & forma da melhor qualidade.
Principais benefícios da leitura:
* Aquisição de conhecimento: com a leitura, ampliamos nosso conhecimento sobre assuntos específicos e gerais.
* Estímulo à brincadeira: a leitura ajuda-nos a relaxar, levando-nos ao mundo do faz-de-conta, onde podemos projetar nossas emoções sem nenhum risco.
* Estímulo à criatividade: a leitura mexe com a nossa imaginação, estimulando-nos a desenvolver prazerosamente nosso potencial criativo.
* Desenvolvimento da capacidade de argumentar: a leitura estimula-nos a desenvolver argumentos consistentes e bem fundamentados.
* Ampliação do vocabulário: com a leitura, conhecemos novas palavras e aprendemos a usá-las em seus diferentes e ricos sentidos.
* Incentivo à reflexão e à formação de opinião: a leitura nos incentiva a pensar, a refletir, a formar uma opinião, a pôr em xeque nossas convicções e a chegar a uma conclusão.
* Ampliação do campo de visão: a leitura nos permite “ver” um assunto sob outras perspectivas, o que estimula nossa capacidade de aceitar o novo e o diferente.
* Confrontação de pontos de vista: a leitura nos leva a uma conversa com o autor, o que nos permite reforçar, esclarecer ou mudar nossos pontos de vista.
* Utilização dos recursos da linguagem: a leitura nos permite aprender, com os bons autores, a utilizar, inventivamente, os recursos oferecidos pela linguagem.
* Correção gramatical: com a leitura, aprendemos a escrever bem, de forma correta, pela observação, ou seja, naturalmente, sem esforço.
* Estímulo ao pensamento abstrato: a leitura nos permite perceber a realidade pelo ângulo da fantasia, o que amplia nossa capacidade de pensar sobre o abstrato.
* Estímulo à imaginação: quando lemos, vemos apenas palavras, mas logo formamos cenas na nossa tela mental, o que é muito estimulante para a imaginação.
Sugestão para aproveitar melhor essa dica: escolha o livro de um bom autor e analise algumas páginas sob o ponto de vista do vocabulário (que palavras o autor utiliza / variedade) e da construção de frases (como as palavras se unem na frase para expressar uma unidade completa de pensamento).
Veja outras dicas desta série:
1) Forma & Conteúdo: a anatomia de um texto
Comentários em: "Vocabulário na ponta da língua" (2)
[…] 3) Vocabulário na ponta da língua […]
[…] 3) Vocabulário na ponta da língua […]