Quando conversamos, naturalmente fazemos pausas para a respiração, gesticulamos, somos veementes, gritamos, sussurramos, valorizamos determinada palavra ou frase com a ênfase apropriada, pomos vibração, ou não, no que dizemos.Frente a frente com outras pessoas, contamos com muitos recursos para nos expressar.
Frente a frente com um papel em branco ou tela de computador, no entanto, imaginando a reação do leitor a cada frase que escrevemos, a tarefa pode se revelar difícil.
Ainda bem que existe a pontuação: para dar clareza e precisão à expressão de nossas ideias por escrito; para pôr vibração, dar ênfase e emoção ao nosso texto; para indicar as pausas da respiração e até mesmo, como mostra a divertida história a seguir – transcrita e adaptada de “Seleções” – para indicar corretamente os destinatários de uma herança:
“Foi encontrado o seguinte testamento:
Deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho
jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.
Quem tinha direito aos bens? Eram quatro os concorrentes.
O SOBRINHO pontuou o texto da seguinte forma:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho.
Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.
A IRMÃ pontuou assim:
Deixo meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho.
Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.
O ALFAIATE fez a sua versão:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho?
Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.
O PROCURADOR DOS POBRES, por sua vez:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho?
Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!”
Deu para sentir o quanto é importante a pontuação?
Só para lembrar:
Ponto Final ( . ) – utilizado para sinalizar o final de uma frase. Usa-se também nas abreviaturas.
Ponto e Vírgula ( ; ) – dão à frase a pausa e a entoação equivalentes ao ponto, mas sem encerrar o período. São também utilizados para separar itens de uma relação.
Vírgula ( , ) – fundamental para a correta entonação e interpretação da frase escrita. É usada para separar palavras, expressões e orações, dando-lhes destaque.
Dois Pontos ( : ) – são usados, basicamente, para introduzir uma explicação, um esclarecimento, uma citação e a fala de um personagem.
Ponto de Interrogação ( ? ) – marca o fim de uma frase interrogativa direta.
Ponto de Exclamação ( ! ) – marca o fim de frases imperativas, exclamativas e optativas (que exprimem desejo).
Reticências ( … ) – são usadas para marcar uma pausa longa, com muitos significados. Entre eles: hesitação, incerteza, ironia, prolongamento da ideia, malícia etc.
Aspas ( ” “ ) – utilizadas para assinalar citações textuais; para indicar gírias, estrangeirismos ou termos / expressões em sentido figurado.
Asterisco ( * ) – sinaliza a existência de uma nota ou explicação ao pé da página ou no fim de um capítulo, e, nos dicionários e enciclopédias, remete a um verbete específico.
Travessão ( – ) – usado, em geral, para esclarecer o significado de um termo; para intercalar reflexões e comentários; para indicar a ocorrência de diálogo.
Parênteses / Colchetes ( [ ] ) – usados para isolar palavras, locuções ou frases intercaladas no período. Às vezes, substituem a vírgula ou o travessão.
Parágrafo ( § ) – Seção de texto que forma sentido completo, e que, regra geral, começa com a mudança de linha e entrada. O símbolo § é usado para indicar um parágrafo de um texto (em geral, técnico) ou artigo de lei.
Há regras, mas a melhor delas é o bom senso!
Veja também: Redação em quatro etapas, uma miniaula para você!
Deixe um comentário