Prosa, poesia, conexões quânticas, dicas de redação e de leitura, comentários, reflexões… Palavras em infinito movimento!

Não se usa hífen quando…

 

…O prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a palavra seguinte:

 

escritor150* Coeditor procura escritor para livro em regime de coautoria.

 

* Depois que sua atitude foi considerada antiesportiva, só lhe restou fazer autoanálise, voltando à fase intrauterina.

 

* Na panela antiaderente, ele tentou “fritar” um eletroeletrônico. Extraoficialmente, dizem que a mãe, supraexcitada com o ocorrido, teve multiovulação naquele mês inesquecível.

 

…O prefixo termina em vogal e a palavra seguinte se inicia por consoante que não r ou s:

* No anteprojeto, que muitos consideraram antediluviano, desenvolvido por aquele arquimilionário, cheio de autoconfiança, alguns especialistas observaram uma maxidesvalorização da crítica, associada à minivalorização da autocrítica, o que resultou, apesar de se tratar de proposta extracurricular, ou, talvez, por isso mesmo, em sucesso multimídia.

Cuidado com a “pegadinha”: Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen, como em vice-rei, vice-almirante, vice-campeão, vice-líder, vice-primeiro-ministro etc.

 

…O prefixo termina em vogal e a palavra seguinte se inicia com r ou s. Nesse caso, duplicam-se as letras:

* Em microssegundos, ela vestiu a minissaia e saiu, lançando umsolua150 sorriso para o autorretrato exposto na antessala. Esquecera de passar o creme antirrugas, o que era um contrassenso em tempo assim extrasseco. Não faz mal, pensou, sorrindo de novo. Caminhava para um encontro ultrarromântico. Ela e ele queriam ver aquela minirretrospectiva sobre o cinema neorrealista. Seria ultrassofisticado, mas acabou se tornando ultrassecreto porque – que cinema que nada! – foram direto para o quarto de motel forrado com tecido semissintético em tons ultrarroxos e com cama, perfeitamente adequada para tanto amor, ultrarresistente.  

Cuidado com a “pegadinha”: Em prefixos terminados por r permanece o hífen quando a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra, como em hiper-realista, hiper-requintado, inter-racial, inter-relação, inter-regional, super-realista, super-racional etc.

 

…O prefixo termina por consoante e a palavra seguinte se inicia por vogal. Exceção para os prefixos ex, pós, circum e pan.

* Em tempos de superaquecimento global, a hiperatividade do sol não pode ser subestimada. Melhor evitar a superexposição e, para participar daquele congresso interamericano, no Caribe, só mesmo com doses superabundantes de protetora loção.

 

Veja também em Nova Ortografia:

Ei, oi, nós não temos mais acento!

Como ficar tranquilo sem o trema?

Almas gêmeas e as mudanças na ortografia

Sim para o hífen

 

Deixe um comentário